Frustração x Expectativa: Como equilibrar?



Muito se fala em diminuir as expectativas para evitar as frustrações. Será mesmo que esse é o caminho? Até que ponto a expectativa pode ser considerada alta ou baixa demais?
Quando esperamos que algo aconteça temos que analisar dois pontos básicos: trabalho e possibilidades. Medir o quanto de trabalho eu estou colocando em realizar meu objetivo e analisar as possibilidades REAIS daquilo dar certo. Se o trabalho é pouco e as possibilidades são pequenas, provavelmente você irá se frustrar. Se o trabalho é muito e as possibilidades ainda pequenas, as chances são de 50%. Medindo assim não fica tão difícil prever se algo vai dar certo ou errado, não?
Isso se aplica tanto a negócios como a relacionamentos. Apesar da vida não ser uma ciência exata, a matemática trabalha em cima de probabilidades. E se podemos utilizá-la ao nosso favor,  por que não, não é mesmo?

Comentários

  1. Sobre expectativas,eu costumava(e costumo) avaliar as possíveis dificuldades e fracassos no percurso do meu objetivo e me preparava mentalmente para as prováveis ocasiões até mesmo mentalizando quais seriam minhas atitudes de superação, baseada nas probabilidades . De fato,eu realmente consigo lidar melhor com as frustrações quando utilizo essa tática e, o interessante, é que descobri,faz pouco tempo, que esse é um exercício utilizado nos cursos de inteligência emocional, a fim de treinar pessoas para alcançarem suas metas .

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu ainda não aprendi a lidar com as frustrações e expectativas... Muitas vezes, dá ruim mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha tudo muito controlado dentro de mim quando estava no mosteiro. Depois que saí, tive que reaprender. E ainda estou tentando.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu bebê me salvou

Mais uma lição do neném